ANEL INTRAESTROMAL COMO TRATAMENTO PARA CERATOCONE

O que é:

O anel corneano ou anel intraestromal é uma técnica de cirurgia para correção do Ceratocone. Apesar do nome, não é exatamente um anel. É um segmento de anel feito de um material biocompatível (PMMA) que é implantado na camada média da córnea, chamada estroma.

Indicações:

O implante está indicado para doenças da córnea em que ocorre alteração de sua curvatura, como no ceratocone e na degeneração marginal pelúcida, em casos avançados que não é possível a correção com óculos ou com adaptação de lentes de contato especiais.

Como é realizado:

A cirurgia é realizada no centro cirúrgico, com anestesia tópica (colírio) e o paciente tem alta no mesmo dia, sem necessidade de oclusão. Atualmente, o Laser de Femtosegundo tem sido amplamente utilizado para realização deste procedimento, melhorando a segurança e o resultado dos mesmos.

Orientações aos pacientes:

  • Toda cirurgia de implante de anel intraestromal, assim como qualquer procedimento cirúrgico, está sujeita a todas as adversidades como inflamação, infecção e não obtenção do resultado desejado; havendo, em alguns casos, a necessidade de outros procedimentos cirúrgicos de reparação.
  • Para realização do procedimento cirúrgico, uma gama de exames pré-operatórios é necessária.