Fotocoagulação a laser

O que é:

Procedimento que envolve a aplicação de luz especial nas estruturas intraoculares selecionadas pelo médico e que trata doenças como tumores ou dos vasos sanguíneos.

Indicações:

Para pacientes que apresentam doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho, como ocorre com os diabéticos. Pacientes que apresentam degenerações periféricas ou rupturas na retina predisponentes ao deslocamento de retina também necessitam desse tratamento.

 

Como é realizado:

O laser faz uma pequena cauterização que proporciona adesão maior e mais sólida entre a retina e a coroide subjacente. Após a aplicação do laser, as marcas na retina, inicialmente brancacentas, pigmentam-se e adquirem a coloração escura.

É realizada, normalmente, em regime ambulatorial (dispensa internação), e a maioria dos tratamentos é feita apenas com o uso de colírio anestésico.

De acordo com a gravidade e a extensão da doença, são necessárias várias aplicações de laser, com intervalos semanais, quinzenais ou mensais.

Orientações aos pacientes:

  • No dia do exame, o paciente deve estar acompanhado e não dirigir.
  • Após a aplicação do laser, poderá haver visão baixa durante algumas horas, devido ao excesso de luz, e uma turvação acentuada da visão.

Podem ocorrer também alterações na adaptação da visão, quando na mudança do claro para o escuro, e restrição do campo visual.