estrabismo

Procedimento cirúrgico para correção de problemas com o paralelismo dos olhos e para recuperar a visão binocular. A grande maioria dos estrabismos exige tratamento cirúrgico para sua eliminação.

Indicações:

Grande parte das vezes a finalidade é apenas estética. Em outros casos, a cirurgia visa restaurar ou recuperar a visão binocular com todas as suas vantagens, como a percepção ou discriminação de distância (estereopsia) e a fusão das imagens provenientes de cada olho. Em ambas situações, procura-se promover ou restaurar a ortotropia (olhos paralelos).

Como é realizado:

O tratamento cirúrgico, na maior parte das vezes, se baseia em modificações nos músculos oculomotores, debilitando-os, alongando-os, encurtando-os ou alterando a orientação de seu plano de ação.

Uma vez estabelecido o plano cirúrgico, parte-se para a cirurgia propriamente dita, que pode ser realizada com anestesia geral (crianças, adultos não cooperativos ou ansiosos) ou ainda com anestesia local, quer seja bloqueio peribulbar ou mesmo com anestesia tópica.

Orientações aos pacientes:

  • Todo procedimento cirúrgico, está sujeito a adversidades como inflamação, infecção e não obtenção do resultado desejado; havendo, em alguns casos, a necessidade de outros procedimentos cirúrgicos de reparação.

Para realização do procedimento cirúrgico, uma gama