Cirurgia para corrigir o grau de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. O objetivo da cirurgia é transformar a visão que, sem correção, encontra-se embaçada, em uma visão satisfatória sem a dependência absoluta de óculos ou lentes de contato.
Indicações:
O candidato a cirurgia refrativa, deve estar sem variação de grau há pelo menos um ano, possuir idade superior a 18 anos, ter córneas saudáveis, que serão avaliadas pelo oftalmologista através dos exames pré-operatórios (topografia, paquimetria, microscopia, Pentacam e ORA), e não ter problemas de saúde (ex.: artrite, lúpus), pois em alguns casos não é recomendada a cirurgia.
Como é realizada:
Existem duas principais técnicas para a correção refrativa com o laser: LASIK e PRK. Somente o Médico Oftalmologista poderá indicar a melhor opção. O procedimento em ambos os casos é realizado com anestesia tópica (colírio). Não é necessário dilatar a pupila. Também não há necessidade de pontos, e a alta é imediata (o paciente vai embora após um curto período de recuperação após a cirurgia).
Orientações aos pacientes: