O que é:
Exame que avalia o potencial de visão. Ajuda a estabelecer o prognóstico visual de pacientes que deverão se submeter a cirurgias, como catarata, transplante de córnea, e vitrectomia, entre outras.
Indicação:
Para pacientes que, mesmo com uso de correção visual, não alcançam boa visão. Esse exame indica o nível de expectativa que poderá se ter em relação à melhora da visão após um tratamento (cirúrgico ou não).
Como é realizado:
Uma luz vermelha é acesa, incidindo sobre o olho do paciente. Nela, aparecem imagens verticais, horizontais e transversais que devem ser identificadas. A pupila é dilatada para facilitar a realização do exame. É um exame indolor.
Orientações ao paciente:
• Exame realizado com dilatação da pupila, o que deixa a visão embaçada por algum tempo. Por isso, o paciente deve vir acompanhado e não dirigir até que sua capacidade visual se reestabeleça.
• Se for usuário de lentes de contato, o paciente deve suspender o uso das mesmas no dia do exame, e levá-las para serem usadas durante a realização do mesmo, se o médico considerar necessário.